Descrição:
O ZBrush é conhecido por sua simplicidade, e por ser voltado ao leigo, já que até mesmo este pode obter excelentes resultados. Criado inicialmente para fins ilustrativos, o ZBrush começa a chamar a atenção e abrir os olhos de desenvolvedores de games e animações 3d.
ZBrush é uma ferramenta de escultura digital que combina modelagem 3D/2.5D, texturização e pintura. Ele usa uma tecnologia proprietária “pixol”(veja abaixo) que armazena luz, cor, material e informações detalhadas de todos os objetos na tela. A principal diferença entre ZBrush e mais pacotes de modelagem tradicional é que ele se assemelha mais à escultura. ZBrush é usado como uma ferramenta de escultura digital para criar modelos de alta resolução (até dez milhões de polígonos) para uso em filmes, jogos e animações. Ele é usado por companhias que variam da ILM à Electronic Arts. ZBrush usa níveis dinâmicos de resolução para permitir a escultores para fazer alterações globais ou locais para seus modelos. ZBrush é mais conhecido por ser capaz de esculpir meio aos detalhes de alta freqüência que tradicionalmente eram pintadas em mapas de relevo. Os detalhes malha resultante pode ser exportado como mapas normais para ser usado em uma versão low poly desse mesmo modelo. Eles também podem ser exportados como um mapa de deslocamento, embora nesse caso, a versão menor poli geralmente requer mais resolução. Ou, uma vez concluído, o modelo 3D pode ser projetado para o fundo, tornando-se uma imagem 2.5D (sobre a qual outros efeitos podem ser aplicados). O trabalho pode então começar em outro modelo 3D que pode ser usado na mesma cena. Esse recurso permite que os usuários trabalham com cenas extremamente complicadas, sem sobrecarga do processador pesado.